Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo!

A dica hoje é para quem Ama cabelos lindos e macios!

A Umectação capilar, para mim é sem dúvida um dos melhores tratamentos para os cabelos, deixa o cabelo macio, sem frizz, hidratado, com brilho e pontinhas reparadas.

E o melhor de tudo isso? Custa muito pouco!

Para que serve:

Consiste em aplicar óleos no cabelo e massagear a fim de tratar o fio, esse tratamento tem como base óleos e manteigas vegetais que realizam um trabalho de nutrição nos cabelos, uma vez que repõe a gordura natural dos fios, sua carga lipídica, o que garante equilíbrio e saúde ao nosso cabelo.

Para quem esta na fase do Cronograma Capilar, a umectação entra na etapa da Nutrição, e uma nota interessante, segundo os antigos, também é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas acreditam que o rápido crescimento de seus cabelos é devido à umectação capilar. Mas têm todo um procedimento de massagear o couro cabeludo e enluvar os fios, falarei sobre isso em outra oportunidade!

Como fazer:

Escolha um óleo para fazer a umectação, a única regra que ele seja 100% vegetal. O cabelo tem que estar seco, mas não necessariamente recém-lavado, já que você irá lavar no dia seguinte. À noite, antes de dormir, divida o cabelo em mechas para melhor aplicação, e espalhe uma quantidade generosa de óleo em toda extensão dos fios. Aplique mecha por mecha, enluvando, para quem tem cabelos oleosos, não aplicar no couro cabeludo, usar a uma distancia de no mínimo 2 cm da raiz, faça um coque baixo e coloque uma touca plástica, mesmo assim sugiro que forre a fronha do travesseiro com uma toalha para não manchar.

Os óleos mais comuns para umectação são: Óleo de coco, azeite de oliva extra-virgem, óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de Argan, óleo de abacate, mas todos 100% puros, você também podem incluir outros óleos. Esses produtos devem ser puros, sem conservantes ou outros aditivos, livres de óleo mineral e parabenos.

O queridinho é o óleo de rícino, por ter mais benefícios, mas ele é muito espesso e difícil de usá-lo sozinho, inclusive de removê-lo depois, por isso aconselho misturá-lo com outro óleo 100% vegetal, exemplo, misturado com azeite de oliva ou com óleo de coco.

Em nosso canal no Youtube “O Pulo da Gatta” tem um vídeo com a dica de nossa Profissional a Amadinha Luana! https://www.youtube.com/channel/UCLo2f3QV4t78w6xP5wcPqqA

Como remover o óleo sem prejudicar o tratamento:

O ideal é usar a técnica chamada de UCPE => Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar, os grupos de No poo, Low Poo e Co wash o pessoal usa muito essa técnica, eu também adotei para minha vida, uso sempre!

Bom, vamos La, você já Umectou, agora esta na hora de retirar, e vai usar a técnica do Co Wash que nada mais é que lavar os cabelos com condicionador, mas a regra é somente usar os sem parafina e óleos minerais!

Aplique um condicionador liberado pra Co wash (já falei aqui Conheça o “CO-WASH”, técnica de lavagem de cabelo que dispensa uso de Shampoo!), as loiras devem ter cuidado com cremes amarelos, se ficar muito tempo pode amarelar, eu sou Loira e uso o branco.

Aplique o condicionador direto no cabelo umectado (sem molhar), enluve bem, e deixe agir de 10 a 15 minutos, em seguida enxágue com água morna, evite quente, se desejar pode finalizar com outro condicionador, pronto!

Para quem não é adepta ou não gosta dessa técnica, ou tentou e achou que ficou pesado, use shampoo sem sulfato, ele vai limpar suavemente, ou Shampoo Johnson que o PH é baixo, também tem opção de shampoo transparente, não aplique muito nas pontas, quando secar vera que os fios absorveram o óleo necessário.

Bora testar Amadinhas? Depois voltem pra me dizer se deu certo ou não!

Bjkas!

gestante-beijos

Anúncios

2 respostas em “Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s